Vendaval força Enel a reconstruir rede elétrica em São Paulo

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

Um vendaval com ventos de 98 km/h atingiu São Paulo no dia 10 de dezembro de 2025, provocando danos severos à rede elétrica da cidade. A Enel Distribuição São Paulo informou que precisará reconstruir a infraestrutura afetada, embora não tenha estipulado um prazo para a normalização do fornecimento de energia.

Na tarde de 11 de dezembro, mais de 1,2 milhão de unidades consumidoras ainda estavam sem energia, apesar de a empresa ter conseguido restabelecer o serviço para cerca de 1,2 milhão de clientes. O aumento de novas solicitações, que chegou a cerca de 300 mil, se deu em função da continuidade dos ventos fortes e da deterioração das condições climáticas.

A Prefeitura de São Paulo notificou a Enel e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devido à inatividade de veículos da concessionária, que estavam parados enquanto muitos moradores permaneciam sem eletricidade. A Aneel está monitorando a situação e avaliando as providências da empresa frente ao evento climático extremo, ressaltando a importância da agilidade na recuperação do serviço.

Compartilhe esta notícia