EUA pedem investigação sobre ataque a jornalistas no Líbano

Isabela Moraes
Tempo: 2 min.

No dia 11 de dezembro de 2025, legisladores democratas dos Estados Unidos solicitaram que os governos americano e israelense realizem uma investigação sobre um ataque que, em 13 de outubro de 2023, culminou na morte de um jornalista da Reuters e ferimentos em outros. O ataque, atribuído a projéteis de tanque disparados de Israel, resultou na morte de Issam Abdallah e feriu severamente dois repórteres da AFP, um dos quais teve a perna amputada.

O senador Peter Welch expressou sua insatisfação com a falta de ação das Forças de Defesa de Israel (FDI), destacando que a investigação sobre o caso foi considerada encerrada pelo exército israelense, mesmo diante de evidências que indicam a responsabilidade por parte das forças israelenses. A congressista Becca Balint também enfatizou a importância de responsabilizar os autores do ataque, classificando-o como um crime de guerra e reafirmando o compromisso de não deixar o tema ser esquecido.

As análises independentes realizadas pela AFP e corroboradas por outras organizações, como Human Rights Watch e Repórteres Sem Fronteiras, reafirmam a necessidade de uma investigação robusta e imparcial. Os legisladores americanos esperam que a pressão sobre Israel possa levar a uma responsabilização efetiva, ressaltando a importância da proteção à liberdade de imprensa em situações de conflito.

Compartilhe esta notícia