A Walt Disney anunciou um investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI, revelado em 11 de dezembro de 2025. O acordo permitirá a integração de mais de 200 personagens da Disney, Marvel, Pixar e Star Wars ao sistema de geração de vídeos Sora, que criará conteúdo acionado por usuários para redes sociais.
Este licenciamento, que terá duração de três anos, proporcionará a criação de vídeos curtos que poderão ser disponibilizados na plataforma Disney+. Além disso, a Disney utilizará as APIs da OpenAI para desenvolver novos produtos e ferramentas, reforçando seu papel como um cliente significativo da empresa responsável pelo ChatGPT.
Com essa estratégia, a Disney não apenas expande sua presença no mercado de tecnologia, mas também visa otimizar suas operações internas com a implementação do ChatGPT para seus funcionários. A colaboração entre as duas gigantes do entretenimento e da tecnologia pode revolucionar a maneira como o conteúdo é criado e consumido, destacando a crescente interseção entre inteligência artificial e entretenimento.

