Fundos Perfin controlam 9,61% do capital da Copasa em Minas Gerais

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

A Copasa, empresa de saneamento sediada em Minas Gerais, revelou que os fundos Perfin possuem, em conjunto, 9,61% de seu capital social. A informação foi divulgada em um comunicado ao mercado nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, detalhando que os fundos também liquidaram parte de seus instrumentos derivativos, resultando em uma exposição econômica equivalente a 3,75%. Essa movimentação reflete o crescente interesse financeiro no setor de saneamento básico no Brasil.

A empresa, que opera no fornecimento de água e tratamento de esgoto, tem enfrentado mudanças significativas em sua estrutura acionária. O aumento na participação dos fundos Perfin pode indicar uma estratégia de investimento em um mercado que está cada vez mais em foco devido à privatização e à busca por eficiência nos serviços públicos. Essa situação pode trazer novas dinâmicas ao mercado de ações da companhia, influenciando sua valorização e estratégias futuras.

As implicações dessa participação acionária vão além do aspecto financeiro, podendo impactar a gestão da Copasa e suas decisões operacionais. A entrada de investidores institucionais como os fundos Perfin pode acelerar mudanças na governança da empresa, além de potencialmente trazer novas práticas de gestão e inovação. O movimento também pode ser um indicativo do que está por vir no setor de saneamento, que apresenta oportunidades e desafios significativos no Brasil.

Compartilhe esta notícia