O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, declarou em 10 de dezembro de 2025, que o futuro do acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA) está em aberto. Em evento promovido pelo Atlantic Council, Greer ressaltou que o presidente Donald Trump tem a prerrogativa de encerrar, revisar ou renegociar o acordo, e que “todas as opções estão na mesa”.
Greer também comentou sobre a necessidade de examinar as regras de origem não automotivas que fazem parte do USMCA. Além disso, ele abordou a possibilidade de a Suprema Corte rever as tarifas da Lei dos Poderes Econômicos de Emergência Internacional, destacando que os EUA podem encontrar outras formas de arrecadação tarifária. O representante enfatizou que os dados econômicos relacionados ao comércio estão apresentando resultados positivos.
Na questão das relações com a China, Greer reiterou que os EUA buscam um comércio mais equilibrado com a potência asiática, afirmando que Trump está comprometido em estabelecer laços construtivos. O representante também mencionou a recente multa imposta pela União Europeia à rede social X, sublinhando a importância de não permitir a terceirização da regulamentação da tecnologia digital. Essas declarações indicam um período de incertezas e potenciais mudanças nas políticas comerciais dos EUA.

