BCE revisará previsões de crescimento otimistas, afirma Christine Lagarde

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a instituição deve revisar suas previsões de crescimento econômico para cima na próxima semana. Durante um evento do Financial Times Global Boardroom, Lagarde destacou a resiliência da zona do euro, composta por 20 países, em face das tarifas dos EUA, que não resultaram em uma desvalorização do euro nem em uma retaliação significativa da União Europeia.

A economia europeia demonstrou um desempenho robusto, com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo 0,3% no terceiro trimestre. Lagarde também mencionou que a confiança dos investidores aumentou, refletindo uma expectativa de que os custos de empréstimos possam permanecer estáveis. Essa estabilidade pode levar a uma diminuição das expectativas de cortes nas taxas de juros, influenciando o cenário financeiro global.

Com a revisão das previsões, as políticas monetárias na zona do euro poderão ser ajustadas para considerar não apenas a inflação, mas também o crescimento econômico e o emprego, conforme sugerido pelo presidente francês. Lagarde reforçou que o BCE tem um mandato claro para manter a estabilidade de preços, mas está aberto a debater mudanças para melhor atender às necessidades econômicas da região.

Compartilhe esta notícia