Brasil registra recorde de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2024

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

O Brasil atingiu um marco em 2024 ao registrar 12,2 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo, marcando um crescimento de 8,8% em relação ao ano anterior. Este é o maior número já documentado desde que as estatísticas começaram a ser coletadas em 2013. Em comparação, os casamentos entre homens e mulheres totalizaram 936,7 mil, com um aumento modesto de 0,8%.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o crescimento das uniões homoafetivas superou em 11 vezes o das uniões heterossexuais. A pesquisa, realizada em mais de 8 mil cartórios, não inclui uniões estáveis, e confirma que 2024 é o quarto ano consecutivo de aumento nas uniões entre pessoas do mesmo sexo. A maior parte desse crescimento ocorreu entre casamentos femininos, que somaram quase 7,9 mil.

Apesar do avanço, os números de 2024 ainda estão aquém dos níveis pré-pandemia, quando os registros anuais superavam 1 milhão. A pesquisa também revelou que os noivos estão se casando em idades cada vez mais avançadas, refletindo mudanças nas dinâmicas sociais. As estatísticas indicam que, embora haja progresso, os desafios em relação às taxas de nupcialidade e os efeitos da pandemia ainda são significativos.

Compartilhe esta notícia