O estado do Rio Grande do Sul enfrenta um alerta vermelho nesta terça-feira (9), devido à aproximação de um ciclone extratropical, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O evento meteorológico promete provocar chuvas intensas, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm, além de temporais, granizo e rajadas de vento em várias regiões do estado, incluindo a metropolitana de Porto Alegre.
As áreas afetadas incluem as regiões serranas, Sul, Norte e Central do estado, bem como toda a costa gaúcha. O Inmet também emitiu um alerta laranja para os estados do Paraná e Santa Catarina, que deverão enfrentar condições climáticas adversas. A Defesa Civil já está em regime de monitoramento, e os cidadãos são orientados a tomar precauções devido ao risco de alagamentos e quedas de árvores.
Em Flores da Cunha, a passagem do ciclone na noite anterior causou destruições significativas, afetando principalmente a comunidade do Travessão Alfredo Chaves. Cerca de 60 casas foram danificadas, resultando em mais de 5 mil pessoas sem energia elétrica. As autoridades locais trabalham na desobstrução de estradas e mantêm as aulas na rede municipal, enquanto o alerta meteorológico permanece ativo.

