Hong Kong realiza eleições locais após incêndio devastador

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

Neste domingo (7), os cidadãos de Hong Kong compareceram às urnas para eleger seus legisladores, sob um sistema eleitoral modificado pela China. A participação foi baixa, refletindo um desinteresse exacerbado pelo incêndio que atingiu um complexo residencial, resultando na morte de pelo menos 159 pessoas.

As eleições são as primeiras realizadas sob novas regras que limitam a participação a candidatos considerados ‘patriotas’, e a votação ocorreu após uma campanha interrompida pelo trágico incidente. O governo local, liderado pelo chefe do Executivo, fez um apelo à população para que comparecesse às urnas, enfatizando a importância do voto na busca por reformas e justiça para as vítimas do incêndio.

Além de investigar as causas do desastre, o governo pretende propor legislação voltada para alívio e reconstrução na primeira reunião do novo Conselho Legislativo. Contudo, a sombra das restrições políticas e a diminuição do espaço democrático em Hong Kong continuam a ser um desafio significativo para os legisladores eleitos.

Compartilhe esta notícia