São Paulo inicia vacinação contra vírus sincicial e imuniza 624 gestantes

Sofia Castro
Tempo: 1 min.

No último sábado (6), a Prefeitura de São Paulo deu início à vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), imunizando 624 gestantes em seu primeiro dia. A vacinação é direcionada a mulheres a partir da 28ª semana de gestação e visa transferir anticorpos para os bebês, protegendo-os de infecções graves que podem ocorrer nos primeiros meses de vida.

O VSR é responsável por uma significativa porcentagem de hospitalizações em crianças menores de dois anos, o que torna a vacinação uma medida essencial para a saúde pública. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, enfatizou a importância de vacinar as gestantes para garantir a proteção dos recém-nascidos, que são especialmente vulneráveis a complicações graves da doença.

A partir de segunda-feira (8), a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade, das 7h às 19h. As gestantes devem apresentar documento de identificação e comprovante de gestação para se vacinarem, e a disponibilidade da vacina pode ser verificada pela plataforma ‘De Olho na Fila’.

Compartilhe esta notícia