O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, deve realizar um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros em sua reunião de 10 de dezembro de 2025. Essa medida é esperada após semanas de incerteza e deve moldar as decisões de outros bancos centrais ao redor do mundo, incluindo instituições na Suíça, Reino Unido, Europa e Japão.
O ambiente econômico tem apresentado mudanças, como o aumento da taxa de desemprego nos EUA e uma comunicação mais amena por parte dos membros do Fed, que reacendeu as expectativas de um “corte de Natal”. Com essa decisão, o Fed poderá influenciar a política monetária global, levando outros bancos centrais a reavaliar suas estratégias em um momento crítico.
À medida que o ano se encerra, as reuniões monetárias programadas em vários países serão fundamentais para definir as expectativas de juros para 2026. A possibilidade de cortes ou manutenção das taxas em outras regiões, como no Reino Unido e na zona do euro, poderá ter repercussões significativas nos mercados financeiros internacionais.

