Nesta sexta-feira (5), negociadores ucranianos se reúnem em Miami, Flórida, com representantes do governo dos Estados Unidos, incluindo o genro do ex-presidente Donald Trump, Jared Kushner. O objetivo da reunião é discutir um plano para finalizar a guerra com a Rússia, conforme declarado por um alto funcionário ucraniano.
O assessor da Presidência da Ucrânia, Oleksandr Bevz, confirmou a realização do encontro e destacou a presença do negociador-chefe ucraniano, Rustem Umerov. Desde a apresentação do plano de paz há três semanas, várias reuniões têm ocorrido em diferentes locais, incluindo Genebra e Miami, para alinhar os interesses ucranianos diante das propostas americanas.
Após diálogos em Moscou, onde o enviado americano apresentou o plano ao presidente russo, Vladimir Putin, o Kremlin indicou que avanços foram feitos, mas o caminho para a paz ainda requer negociações intensas. Enquanto isso, o conflito continua, com o Exército russo realizando ofensivas no leste da Ucrânia e a população enfrentando consequências devastadoras devido aos bombardeios.


