A recuperação econômica da Alemanha deverá permanecer moderada em 2026, com previsões indicando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,9%. Essa estimativa foi divulgada pelo Instituto Econômico Alemão (IW) e se baseia nas dificuldades enfrentadas pelas exportações em um cenário de desaceleração do comércio global. O relatório foi publicado em 5 de dezembro de 2025, conforme informações da Reuters.
O IW aponta que a recuperação do PIB será ligeira, com um aumento de 0,1% esperado para o ano de 2025, seguido de uma melhora em 2026. Contudo, essa expectativa leva em conta um efeito de calendário, pois haverá mais dias úteis disponíveis em comparação ao ano anterior. Além disso, o impacto negativo das tarifas comerciais dos Estados Unidos e as tensões geopolíticas estão afetando o comércio global, que deverá crescer apenas 1,5% em 2026, após um aumento de 4,5% em 2025.
Os investimentos privados e públicos estão projetados para contribuir com 0,5 ponto percentual ao crescimento econômico, mas as perspectivas de emprego permanecem fracas, o que pode limitar os gastos do consumidor. Apesar da estabilização da inflação em cerca de 2%, a expectativa é que a recuperação econômica não alcance seu pleno potencial. As incertezas sobre o comércio exterior e as políticas governamentais continuarão a pesar sobre o ambiente econômico na Alemanha.


