A partir deste sábado, 6 de dezembro, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo passarão a operar 24 horas aos sábados. A decisão foi anunciada no dia 5 de dezembro e faz parte de um período de avaliação que busca medir a demanda do público. Este modelo experimental se estenderá até fevereiro, quando será reavaliado para possíveis ajustes.
Durante a operação noturna, os usuários poderão utilizar as quatro linhas, embora não haja integração com as linhas de concessionárias ou o sistema de trens, que permanecerão fechados nesse horário. Entre 0h e 4h40 de domingo, a frequência dos trens será de 20 a 30 minutos. A Linha 15-Prata, em específico, começará com a operação de ônibus gratuitos, devido aos testes ainda em andamento com a nova frota de trens.
As bilheteiras estarão fechadas durante a operação noturna, e a compra de passagens poderá ser feita por meio de máquinas de autoatendimento e aplicativos. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha também oferecerão pagamento por aproximação, enquanto essa opção ainda não estará disponível nas linhas 2-Verde e 15-Prata. A Companhia do Metropolitano de São Paulo monitorará a operação para determinar a viabilidade de manter o serviço contínuo no futuro.


