O Partido dos Trabalhadores (PT) expressou preocupação em relação à atuação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é visto como um dos principais agentes de uma suposta ofensiva contra o governo federal de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a cúpula do PT, Tarcísio estaria ‘transformando São Paulo em um laboratório’ para implementação de políticas que visam a redução radical do papel do Estado, além de promover a privatização de bens públicos.
A crítica do PT se baseia em uma proposta de resolução política que será debatida pela Executiva do partido. O texto, elaborado pela corrente Construindo um Novo Brasil, menciona a crescente aliança do Centrão com a extrema direita no Congresso, caracterizando a situação como uma instabilidade deliberada que tem prejudicado a relação entre o Executivo e o Legislativo. O documento também sugere a necessidade de uma resposta mais eficaz do partido, especialmente em relação às próximas eleições de 2026.
Diante desse cenário, o PT enfatiza a urgência de mobilizar seus membros e aumentar sua bancada no Congresso para enfrentar os desafios impostos pela oposição e por setores que podem estar sabotando as políticas do governo. O partido ainda ressalta a importância de discutir a criação de um ministério exclusivo para segurança pública, refletindo a crescente preocupação com a segurança nacional entre os eleitores. Com a aproximação do seu 8º Congresso Nacional, o PT busca definir diretrizes que o preparem para as disputas eleitorais futuras.


