Ad imageAd image

Congresso e Alego promovem transparência nas emendas parlamentares

Marcela Guimarães
Tempo: 1 min.

O Congresso Nacional e a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) estão trabalhando em projetos que visam aumentar a transparência no uso de emendas parlamentares. Essas emendas permitem que deputados e senadores direcionem recursos para suas bases eleitorais, sendo um instrumento significativo para prefeitos, especialmente em pequenas cidades. Recentemente, a Alego aprovou uma proposta que inclui a identificação obrigatória de obras e aquisições feitas com essas verbas, utilizando um QR Code para facilitar o acesso às informações.

A proposta em discussão na Alego busca possibilitar que a população conheça a origem dos recursos, quem propôs a emenda e os detalhes financeiros das operações. O deputado estadual Amilton Filho (MDB) destacou a importância de uma transparência mais robusta, afirmando que essa iniciativa pode melhorar a percepção da população sobre o uso do dinheiro público. Embora a medida represente um passo positivo, sua efetivação ainda exige tempo e uma implementação cuidadosa.

A nova abordagem em relação às emendas é parte de um esforço mais amplo para restaurar a confiança pública nas práticas orçamentárias, especialmente após o período de críticas ao que foi chamado de

Compartilhe esta notícia