A bolsa brasileira atingiu a marca de 164.456 pontos, estabelecendo o terceiro recorde consecutivo em um dia marcado pelo otimismo no mercado financeiro. O índice Ibovespa da B3 subiu 1,67% na quinta-feira (4), beneficiado pelo crescimento da economia brasileira, que avançou 0,1% no terceiro trimestre de 2025. O dólar comercial, por sua vez, encerrou o dia em R$ 5,31, com uma leve queda de 0,04%.
O desempenho positivo da bolsa foi impulsionado por ações de setores como petróleo, mineração e bancos, que lideraram os ganhos. No início de dezembro, a bolsa acumulou uma valorização de 3,38%, enquanto a valorização anual atinge 36,72%. Embora a moeda estadunidense tenha registrado uma leve queda, ela ainda se mantém em níveis favoráveis para os investidores em mercados emergentes.
As expectativas de redução na Taxa Selic pelo Banco Central em janeiro também contribuem para o bom desempenho do mercado de ações, já que juros mais baixos tendem a estimular investimentos nesse setor. Assim, o cenário econômico atual sugere um ambiente positivo para a continuidade do crescimento da bolsa, atraindo ainda mais investidores em busca de melhores retornos.


