Ad imageAd image

Cartões representam 35,3% do PIB brasileiro no 3º trimestre de 2025

Laura Ferreira
Tempo: 1 min.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os cartões de crédito, débito e pré-pagos movimentaram 35,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre de 2025. Este percentual representa um aumento de 1 ponto porcentual em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando a crescente importância dos cartões na economia nacional.

O cartão de crédito, em particular, foi o principal responsável por essa movimentação, respondendo por 24,6% do PIB, com um crescimento de 1,7 ponto porcentual em comparação anual. Além disso, a fatia dos cartões em relação ao consumo das famílias alcançou 55,7%, um aumento de 2,2 pontos porcentuais, demonstrando um fortalecimento na utilização desse meio de pagamento entre os brasileiros.

No total, o valor transacionado com cartões chegou a R$ 1,1 trilhão, o que equivale a um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Este movimento reflete um cenário de aumento do consumo dentro da economia, com 12,1 bilhões de transações realizadas no período. O PIB do Brasil, que totalizou R$ 3,2 trilhões, registrou um leve crescimento de 0,1% em relação ao segundo trimestre, conforme dados do IBGE.

Compartilhe esta notícia