Na quarta-feira, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) anunciou a certificação nacional de Caldas Novas, Senador Canedo e Rio Verde pela eliminação da transmissão vertical de HIV. O reconhecimento foi entregue durante cerimônia no Teatro Pedro Calmon, em Brasília, e destaca os esforços locais em políticas de saúde materno-infantil.
O estado de Goiás possui atualmente 16 municípios elegíveis para a certificação, com 60% deles já recebendo selos nacionais. A SES implementou uma Comissão Técnica Especializada para garantir que os municípios atendam aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, o que tem sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Caldas Novas e Senador Canedo receberam o Selo Prata, enquanto Rio Verde obteve a mais alta certificação pelo cumprimento das normas da OPAS e OMS.
Além de reforçar a importância da colaboração entre os níveis de governo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou que essa conquista é um passo vital na luta contra a transmissão vertical de doenças. O secretário municipal de Saúde de Rio Verde, Thiago Souza, elogiou a integração entre os serviços de saúde como essencial para a vitória alcançada. Com esses avanços, Goiás se posiciona como referência nacional na eliminação de doenças transmissíveis de mãe para filho.


