Ad imageAd image

Fitch eleva previsão do PIB da China, mas mantém desaceleração para 2026

Amanda Rocha
Tempo: 2 min.

A Fitch Ratings elevou suas previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2025, ajustando a taxa para 4,8%. A revisão foi divulgada em um relatório trimestral no dia 3 de dezembro, que também manteve a projeção de desaceleração para 4,1% em 2026 e 2027. Além disso, as estimativas de crescimento da zona do euro foram aumentadas para 1,4% em 2025, refletindo uma melhora nas expectativas econômicas da região.

O relatório destaca que o investimento em ativos fixos na China tem apresentado uma queda acentuada, um fenômeno observado desde junho, exceto durante a pandemia de covid-19. Especificamente, o setor imobiliário tem enfrentado um declínio contínuo, reduzindo sua participação no IAF de 40% em 2021 para cerca de 25% atualmente. Apesar do aumento nas expectativas de inflação, que subiram de 0,4% para 0,7% em 2025, a Fitch não revisou a previsão de crescimento para 2026 devido à persistente deflação.

Por outro lado, a zona do euro mostrou resiliência, evitando a contração do PIB esperada para o terceiro trimestre, impulsionada por um aumento nas exportações dos EUA. A Fitch observa que o afrouxamento fiscal na Alemanha deve estimular o crescimento, enquanto a inflação permanece próxima da meta do Banco Central Europeu. O relatório conclui que o suporte financeiro das principais economias, através da dívida pública, tem sido essencial para a demanda agregada global, com a estimativa de empréstimos combinados dos EUA e da China equivalendo a cerca de US$ 4 trilhões neste e no próximo ano.

Compartilhe esta notícia