Na quarta-feira, 3 de dezembro, a Polícia Federal realizou a prisão de Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele é suspeito de ter vazado informações sigilosas relacionadas a uma operação que investiga o ex-deputado TH Joias, preso desde setembro, sugerindo uma possível obstrução das investigações em curso.
Simultaneamente, o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão determinando que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode solicitar o impeachment de ministros da Corte. Mendes também elevou o número mínimo de senadores exigidos para a aprovação de tais pedidos, uma medida que foi contestada por parlamentares da direita, especialmente em um momento de crescente tensão entre os Poderes.
A decisão de Mendes foi recebida com descontentamento por parte de líderes do Senado, incluindo Davi Alcolumbre, que se manifestou sobre a necessidade de providências em resposta a essa nova regra. Além disso, a Polícia Federal está investigando a 13ª Vara Federal de Curitiba em busca de documentos relacionados à Lava Jato, sob a supervisão do ministro Dias Toffoli, que lidera uma investigação sobre possíveis irregularidades na operação.


