Ad imageAd image

Governo envia mensagens sobre retirada de absorventes no SUS

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Catorze milhões de meninas e mulheres receberam, na última semana, mensagens através da plataforma Gov.br e WhatsApp, informando sobre a retirada gratuita de absorventes higiênicos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta ação integra o Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual, promovido pelo Ministério da Saúde, que visa garantir acesso a itens essenciais de higiene durante o ciclo menstrual.

O programa é direcionado a pessoas entre 10 e 49 anos que estejam inscritas no CadÚnico e atendam aos critérios de renda. Desde outubro, adolescentes de 12 a 16 anos também podem retirar os absorventes sem a necessidade de autorização dos pais. A ministra da Gestão, Esther Dweck, enfatiza a importância das mensagens personalizadas para facilitar o acesso a cuidados de saúde necessários para populações vulneráveis.

A autorização para a retirada dos absorventes pode ser obtida na unidade básica de saúde mais próxima, com validade de 180 dias. O programa, que já distribuiu 392 milhões de absorventes, busca promover a equidade de gênero e a dignidade menstrual, refletindo o compromisso do governo federal em assegurar direitos fundamentais para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe esta notícia