A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública para abordar a crescente violência letal contra crianças e adolescentes no Brasil. O debate, que ocorrerá no plenário 9 às 9h30, é fruto de um pedido do deputado Reimont (PT-RJ) e busca discutir dados recentes sobre mortes violentas de menores no país, que superam 15 mil entre 2021 e 2023.
Reimont destaca que o estudo “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Unicef, revela a gravidade da situação. O parlamentar ressalta que, no Rio de Janeiro, entre 1º de janeiro e 16 de março de 2025, 41 crianças e adolescentes foram vítimas de balas perdidas, um aumento de 58% em relação ao ano anterior, refletindo o impacto das operações policiais e confrontos armados nas comunidades.
O objetivo da audiência é contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes que garantam o direito à vida e segurança dos jovens. O deputado Reimont enfatiza a necessidade urgente de discutir ações que protejam crianças e adolescentes, que se encontram em situações vulneráveis e expostas à letalidade diária em suas comunidades.


