A Alemanha deu um passo significativo em sua segurança nacional ao iniciar a operação do Arrow 3, um dos sistemas antimísseis mais avançados do mundo, nesta quarta-feira (03/12). Projetado para neutralizar mísseis balísticos intercontinentais, ele integra a estratégia de defesa do país em resposta às crescentes ameaças, especialmente após o início da guerra na Ucrânia. O sistema visa proteger não apenas a Alemanha, mas também seus parceiros na Europa.
Desenvolvido em colaboração com Israel e os Estados Unidos, o Arrow 3 é um componente central da nova política de segurança da Alemanha, que inclui um aumento substancial nos gastos com defesa. A introdução desse sistema ocorre em meio a preocupações sobre as capacidades de ataque da Rússia, destacando a necessidade de uma defesa robusta contra ameaças de longo alcance. A integração do Arrow 3 na rede de defesa aérea da OTAN simboliza um compromisso da Alemanha em fortalecer a segurança coletiva na região.
Com a instalação inicial em Holzdorf, ao sul de Berlim, e planos de expansão para outras regiões, a expectativa é que a proteção total do sistema esteja operacional até 2030. Além de reforçar a defesa nacional, o Arrow 3 também representa um passo em direção à maior autonomia europeia em matéria de defesa, fortalecendo a parceria entre Alemanha e Israel e reduzindo a dependência de sistemas norte-americanos.


