Filhos alertam sobre agravamento da saúde de magnata preso em Hong Kong

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

Nesta terça-feira (2), os filhos do magnata da mídia de Hong Kong, Jimmy Lai, expressaram preocupação significativa com a saúde do pai, que está detido desde o final de 2020. Completando 78 anos na próxima segunda-feira, Lai enfrenta condições de prisão que estão se deteriorando, segundo seus familiares. Ele está em confinamento solitário, onde as temperaturas podem atingir níveis extremos, e sofre de diabetes, o que agrava sua situação.

Claire Lai, uma de suas filhas, denunciou que seu pai emagreceu consideravelmente e está mais fraco, além de relatar que os guardas têm dificultado o acesso a cuidados médicos adequados. Durante visita a Washington, ela enfatizou que os dentes de Lai estão deteriorando devido às condições precárias na prisão. O empresário, conhecido por ser um crítico do governo chinês e fundador do tabloide pró-democracia Apple Daily, enfrenta acusações que podem resultar em pena de prisão perpétua.

A família de Lai está em busca de apoio internacional para chamar a atenção sobre a situação do magnata, que também é cidadão britânico. Sebastien Lai, seu filho, pediu que líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro do Reino Unido, intercedam junto ao governo chinês. Ele defendeu que a libertação de seu pai é a decisão mais humana a ser tomada, considerando os sofrimentos que ele já enfrentou na prisão.

Compartilhe esta notícia