O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) será crucial para que o Brasil alcance a autossuficiência na produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos próximos dez anos. A afirmação foi feita durante um evento realizado em 2 de dezembro de 2025, onde também esteve presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento focou na ampliação da capacidade de processamento da refinaria, incluindo o segundo trem de unidades de refino.
Com um investimento estimado em R$ 12 bilhões, a conclusão do trem 2 e as atividades de manutenção do trem 1 visam aumentar significativamente a capacidade de produção de derivados, como diesel S-10, gasolina e nafta. Silveira enfatizou que, quando o Trem II estiver em operação, a capacidade de refino da refinaria dobrará, atingindo 260 mil barris por dia, tornando-a a segunda maior refinaria da Petrobras.
Além do impacto na produção, o ministro mencionou que os preços do diesel e da gasolina na bomba estão significativamente mais baixos em comparação a dezembro de 2022, com quedas de 36% e 22%, respectivamente. Essa redução nos preços representa um contraponto às altas registradas no final do governo anterior, evidenciando um esforço do atual governo em controlar os custos dos combustíveis e melhorar a autossuficiência energética do país.


