Ad imageAd image

Petróleo recua com negociações entre EUA e Rússia sobre Ucrânia

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

As cotações do petróleo recuaram nesta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, diante da expectativa em torno das negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para encerrar o conflito na Ucrânia. O barril do tipo Brent, negociado em Londres para entrega em fevereiro, caiu 1,14%, alcançando 62,45 dólares. Já o barril de West Texas Intermediate (WTI), no mercado americano, teve uma queda de 1,15%, cotado a 58,64 dólares.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado do governo americano, Steve Witkoff, iniciaram conversas em Moscou sobre um plano da Casa Branca para pôr fim ao conflito. Uma delegação da Ucrânia deve se reunir com Witkoff e o genro do presidente americano, Jared Kushner, na Europa após as negociações na Rússia. O mercado, segundo especialistas, permanece cauteloso, esperando desdobramentos desses diálogos que podem afetar os preços do petróleo.

Além disso, a situação no mercado é influenciada pelas ofensivas ucranianas contra infraestruturas petrolíferas russas, gerando preocupações sobre possíveis interrupções no fornecimento. A Opep+ confirmou recentemente a pausa no aumento da produção no primeiro trimestre de 2026, sinalizando um cenário de menor demanda. A combinação desses fatores sugere um equilíbrio delicado entre oferta e demanda, que poderá impactar os preços no curto prazo.

Compartilhe esta notícia