O Banco Central do Brasil anunciou que, em apenas dois dias, a ferramenta BC Protege+ conseguiu bloquear 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas. Lançado em 1º de dezembro de 2025, o serviço já conta com a adesão de 145,5 mil usuários, que buscam proteção contra fraudes em contas-correntes, poupança e contas de pagamento pré-pagas. As instituições financeiras realizaram 1,9 milhão de consultas ao sistema durante esse período.
O BC Protege+ é um recurso gratuito que permite aos cidadãos e empresas comunicarem oficialmente que não desejam abrir contas ou serem incluídos como titulares em contas de terceiros. Ao ativar o serviço, a proteção é garantida, e as instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema antes de qualquer abertura de conta. Isso contribui para evitar fraudes de identidade e o uso indevido de dados pessoais na criação de contas.
Com a crescente adesão ao BC Protege+, espera-se que a confiança nas instituições financeiras aumente, reduzindo o número de fraudes. O Banco Central também recomenda que os usuários programem a reativação automática da proteção, caso decidam abrir uma conta. O serviço pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, oferecendo flexibilidade e segurança aos usuários.


