INSS amplia reembolso e implementa biometria em novas aposentadorias

Isabela Moraes
Tempo: 1 min.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou a prorrogação do programa de reembolso de descontos indevidos, agora incluindo herdeiros, e a introdução de biometria para novos pedidos de aposentadoria. As mudanças visam modernizar o sistema de concessão de benefícios e garantir a proteção dos segurados, com um foco especial em 6 milhões de pedidos já registrados.

Com a prorrogação do ressarcimento, que se estende por mais três meses, o INSS espera atender a um público vulnerável, como familiares de beneficiários falecidos que tiveram descontos indevidos. Waller destacou que mais de 3 milhões de pessoas já foram ressarcidas e a meta é concluir todos os pagamentos até o final do ano, em conformidade com as diretrizes do governo.

A implementação da biometria, que será obrigatória apenas para novos requerimentos, é uma estratégia para aumentar a segurança do sistema previdenciário. Embora inicialmente a medida não afete os beneficiários atuais, ela representa um passo importante na modernização do INSS, que também enfrenta desafios como a fila de espera de 2,8 milhões de pessoas.

Compartilhe esta notícia