Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a cidade de São Paulo deve registrar uma máxima de 35ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que a temperatura sofra uma drástica queda após a passagem de uma frente fria, que trará chuvas intensas na quarta-feira, 3. Na quinta-feira, os termômetros devem marcar entre 16ºC e 22ºC, refletindo a mudança climática iminente.
Além do calor, a presença de brisa marítima pode provocar chuvas rápidas e isoladas no final da tarde de hoje. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo destaca que a propagação de uma área de baixa pressão pelo estado favorecerá o retorno das chuvas, amenizando o calor ao longo da semana. O tempo deve permanecer abafado na terça-feira, com sol entre nuvens antes que mudanças climáticas ocorram ao longo do dia.
As previsões indicam que as chuvas mais intensas ocorrerão na quarta-feira, com potencial para alagamentos e quedas de árvores devido a ventos que podem ultrapassar 40 km/h. As temperaturas devem permanecer amenas até o fim de semana, com máximas não ultrapassando os 30ºC. Essa variação climática ressalta a importância de monitoramento contínuo das condições meteorológicas na região.

