Selic permanece em 15% até 2025, segundo relatório Focus

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

O relatório Focus indica que a mediana da taxa Selic para o final de 2025 permanece em 15%, mantendo-se inalterada pela 23ª semana consecutiva. Essa decisão foi reafirmada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última reunião, realizada em 5 de novembro, onde o colegiado justificou que a manutenção da taxa é essencial para assegurar a convergência da inflação às metas estabelecidas pelo governo.

O Copom reiterou que está vigilante e que poderá ajustar os passos da política monetária conforme necessário. A projeção para a Selic ao final de 2026 também se manteve em 12%, uma leve queda em relação ao mês anterior, quando estava em 12,25%. Além disso, as estimativas para o fim de 2027 e 2028 mostram uma continuidade de estabilidade, com a Selic projetada em 10,50% e uma leve redução para 9,50%, respectivamente.

Essas projeções refletem um ambiente econômico que ainda apresenta incertezas, mas que é monitorado de perto pelo Copom. A decisão de manter a Selic em níveis elevados sugere que o banco central busca um equilíbrio entre o crescimento econômico e o controle da inflação. O cenário futuro dependerá de como a política monetária se adaptará às condições econômicas em evolução.

Compartilhe esta notícia