Opep+ mantém produção de petróleo inalterada para o 1º tri de 2026

Patricia Nascimento
Tempo: 2 min.

No dia 30 de novembro de 2025, a Opep+ confirmou que manterá os níveis atuais de produção de petróleo no primeiro trimestre de 2026. A decisão foi tomada durante uma reunião entre os oito países integrantes, como Arábia Saudita e Rússia, que juntos representam uma parcela significativa da produção global. Além da manutenção dos níveis, foi acordado o estabelecimento de um mecanismo para avaliar a capacidade máxima de produção de cada membro.

A entidade destacou que a decisão de pausar aumentos na produção foi reafirmada, levando em consideração a sazonalidade do mercado. Com a continuidade dos cortes de produção, que ultrapassam 3 milhões de barris por dia, os países buscam garantir a estabilidade do mercado petrolífero em um cenário econômico global considerado estável. Essa estratégia é vista como uma resposta aos baixos estoques e à necessidade de manter o equilíbrio no mercado de petróleo.

O grupo, que se reúne mensalmente para avaliar as condições do mercado, também discute a situação geopolítica que pode impactar o fornecimento de petróleo, como a recente iniciativa dos Estados Unidos para um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. A próxima reunião da Opep+ está agendada para o dia 4 de janeiro de 2026, onde novas estratégias poderão ser delineadas com base nas condições do mercado e nas dinâmicas globais.

Compartilhe esta notícia