Neste domingo, 30 de novembro, o presidente Lula fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, às 20h30. A fala, com duração de aproximadamente seis minutos, focará na sanção da lei que isenta do Imposto de Renda indivíduos que recebem até R$ 5 mil, a partir de janeiro de 2026.
O governo considera essa medida uma das promessas cumpridas durante a campanha eleitoral. Com a previsão de beneficiar mais de 15 milhões de contribuintes, a isenção foi possibilitada pela taxação de altas fortunas. Além disso, Lula mencionará programas sociais que foram retomados e os recentes avanços no mercado de trabalho, que apresentam os menores níveis de desemprego da série histórica.
O pronunciamento foi gravado no Palácio do Planalto, seguindo o estilo adotado em declarações anteriores. O presidente não terá agenda pública no final de semana, mas na próxima semana viajará ao Nordeste, onde participará de compromissos em Pernambuco e no Ceará, incluindo inaugurações e entregas de equipamentos educacionais.

