Anápolis enfrenta crescimento populacional e transformação urbana acelerada

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

Anápolis, cidade goiana, experimenta um crescimento populacional acelerado, com quase 17 mil novos habitantes entre 2023 e 2025, conforme dados do Sinduscon em parceria com o Instituto Prospecta. Este aumento, que representa uma Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA) de 1,47%, está ligado a um movimento nacional de migração para cidades médias, atraindo pessoas em busca de melhor qualidade de vida.

Os dados do IBGE mostram que Goiás foi o segundo estado brasileiro que mais recebeu migrantes entre 2017 e 2022, destacando Anápolis como um município em ascensão, com sua população passando de 334.623 em 2010 para 398.817 em 2022. O presidente do Sinduscon Anápolis, Luiz Antônio Rosa, atribui parte desse fluxo à saturação de grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, e à busca por custos de vida mais acessíveis e novas oportunidades.

Esse crescimento populacional impacta diretamente o mercado imobiliário, com vendas de imóveis crescendo 43,4% em um ano e uma valorização significativa, especialmente em apartamentos e casas. Novos projetos arquitetônicos estão surgindo, refletindo uma mudança no modo de viver e no planejamento urbano, com áreas multifuncionais e soluções que buscam integrar os espaços ao entorno, promovendo um urbanismo mais participativo e conectado à comunidade.

Compartilhe esta notícia