A Axia Energia, anteriormente conhecida como Eletrobras, anunciou na última sexta-feira, 28 de novembro, uma proposta para distribuir R$ 39,9 bilhões em reservas de lucro acumuladas. A companhia também informou sobre a convocação de uma assembleia geral extraordinária, que ocorrerá em 19 de dezembro, onde os acionistas discutirão a migração para o Novo Mercado da B3, um movimento que pode redefinir a estrutura societária da empresa.
A proposta inclui a emissão de ações bonificadas, criando uma nova classe de ações preferenciais, conhecidas como PNC, que serão distribuídas gratuitamente aos acionistas na proporção de suas participações. Essa estrutura visa alinhar-se às exigências do Novo Mercado, que requer ações com direito a voto, além de incluir uma nova classe de ações preferenciais, PNR, para garantir direitos aos acionistas preferencialistas.
Esse plano surge após a companhia ter declarado dividendos recordes em um contexto de recuperação do setor energético e de uma reestruturação interna decorrente da privatização em 2022. A migração para o Novo Mercado não apenas atenderá aos padrões de governança mais rigorosos, mas também poderá abrir novas oportunidades de crescimento e fortalecimento da posição da Axia no mercado.

