Cerca de 3,7 milhões se inscrevem em exame de serviço civil na China

Eduardo Mendonça
Tempo: 1 min.

Neste fim de semana, cerca de 3,7 milhões de pessoas na China participarão do rigoroso exame nacional de serviço civil. Essa demanda recorde por vagas no setor público surge em meio a um cenário econômico instável, onde muitos buscam a segurança de um emprego vitalício.

A prova será a primeira desde que o governo chinês elevou os limites de idade para candidatos a certas posições, permitindo que pessoas até 38 anos se inscrevam, além de aumentar o limite para portadores de diplomas de pós-graduação para 43 anos. Essa mudança visa atrair um maior número de candidatos e responde à crescente preferência dos trabalhadores por carreiras públicas em detrimento do setor privado.

As implicações dessa tendência são significativas, pois indicam uma mudança no mercado de trabalho chinês, onde a estabilidade oferecida pelo setor público pode se tornar cada vez mais atraente. O aumento do número de candidatos também pode impactar a competitividade e os critérios de seleção para as futuras posições no governo.

Compartilhe esta notícia