A marca chinesa Neta, após enfrentar uma série de dificuldades financeiras, está determinada a fortalecer sua presença no Brasil e retomar as operações na China. Apesar de ter vendido apenas 163 carros no Brasil em 2025, a Neta planeja estabelecer uma rede de pós-venda mais abrangente no país, enquanto a produção na fábrica de Tongxiang, na China, está programada para recomeçar em janeiro de 2026.
A Hozon Auto, empresa controladora da Neta, entrou em recuperação judicial em junho de 2025, mas conseguiu atrair investidores, incluindo o Sensteed Hi-Tech Group, para evitar a falência. A estratégia de revitalização inclui o lançamento de novos modelos SUVs e a ampliação de sua rede de oficinas especializadas. No Brasil, a Neta já comercializa os modelos X e Aya, reforçando seu compromisso com o mercado local.
O posicionamento da Neta no Brasil é estratégico, especialmente no crescente segmento de veículos elétricos. A reorganização interna, liderada pelo governo chinês, visa não apenas a recuperação financeira, mas também a expansão das operações internacionais. A Neta continua a investir no mercado brasileiro, buscando parcerias que possam potencializar seu impacto e consolidar sua presença no país.

