Hoje, a CPMI do INSS se reúne para ouvir o contador Mauro Palombo Concílio, cuja participação é considerada crucial para as investigações sobre fraudes ao sistema previdenciário. A reunião, marcada para a manhã desta quinta-feira (27), também deliberará sobre a convocação do advogado-geral da União, Jorge Messias, em meio a quatro requerimentos apresentados para sua presença.
Os deputados e senadores buscam que Messias forneça esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela AGU em relação a descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Um dos requerimentos, protocolado pelo deputado Evair de Melo, destaca a necessidade imperativa de abordar as contradições e omissões da AGU em relação às fraudes, que envolvem entidades que apresentaram um aumento significativo de reclamações judiciais.
O depoimento de Palombo é visto como uma peça importante na elucidação do esquema de fraudes, especialmente porque ele é apontado como contador de diversas empresas que teriam recebido repasses milionários. A ausência de ações efetivas da AGU suscitou críticas sobre sua imparcialidade na defesa dos aposentados e a proteção do erário público, o que poderá impactar a confiança na instituição.


