Fitch rebaixa ratings do Banco de Brasília e retira suporte do governo

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

A Fitch Ratings anunciou o rebaixamento dos ratings do Banco de Brasília (BRB) para ‘CCC’, refletindo a deterioração da governança após o afastamento de dois diretores, determinado pela Justiça. Além disso, a agência retirou o Rating de Suporte do Controlador (RSC) e atribuiu ao banco um Rating de Suporte do Governo (RSG) ‘Sem Suporte’, evidenciando as incertezas sobre sua estabilidade financeira.

O rebaixamento é um indicativo do aumento dos riscos enfrentados pelo BRB, especialmente em relação a investigações sobre carteiras de crédito supostamente fraudulentas. A Fitch destaca que a situação atual pode afetar o balanço e a capitalização do banco, além de complicar a supervisão e gestão de riscos. A Observação Negativa se deve à incerteza em torno das possíveis perdas financeiras decorrentes das alegações de fraude.

Como resposta à crise, o conselho de administração do BRB contratou uma auditoria externa para investigar as questões levantadas. Entretanto, a retirada do RSC pelo Fitch indica que qualquer suporte governamental futuro será complexo e politicamente sensível. Assim, a agência não considera mais o RSC relevante, o que gera preocupações adicionais sobre o futuro financeiro da instituição.

Compartilhe esta notícia