Confiança do consumidor nos EUA cai para 88,7 em novembro

Camila Pires
Tempo: 2 min.

A confiança do consumidor nos Estados Unidos despencou em novembro, com o índice caindo para 88,7, conforme anunciado pelo Conference Board em 25 de novembro de 2025. Essa queda foi acentuada pela expectativa de uma redução para 93,4, conforme projetado por economistas consultados. A deterioração da confiança reflete preocupações crescentes das famílias sobre empregos e sua situação financeira, exacerbadas pela recente paralisação do governo.

As respostas dos consumidores indicam que os fatores que mais impactam suas percepções são preços e inflação, tarifas comerciais e políticas governamentais. A economista-chefe do Conference Board, Dana Peterson, observou um aumento nas menções à paralisação do governo, que, junto com uma diminuição nas preocupações sobre o mercado de trabalho, contribuiu para um tom mais negativo nas respostas em comparação ao mês anterior. Essa mudança de percepção destaca a fragilidade da confiança em um cenário econômico incerto.

As implicações dessa queda na confiança do consumidor podem se refletir em um comportamento de consumo mais cauteloso, o que pode impactar negativamente a economia dos EUA. Com as famílias mais apreensivas, o crescimento econômico pode ser afetado, levando a uma desaceleração nas vendas e na recuperação do mercado de trabalho. O monitoramento contíno dos índices de confiança será crucial para entender as tendências futuras da economia americana.

Compartilhe esta notícia