Europa propõe novo plano de paz para a Ucrânia em negociações com EUA

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

Em 23 de novembro de 2025, representantes da Alemanha, França e Reino Unido apresentaram uma contraproposta aos Estados Unidos durante negociações em Genebra sobre a guerra na Ucrânia. O novo plano sugere a colocação de caças da Otan na Polônia e a implementação de garantias de segurança para a Ucrânia, similares ao artigo 5 do Tratado da Otan, que prevê uma resposta coletiva a ataques armados.

A proposta europeia visa estabelecer limitações mais flexíveis para o efetivo militar ucraniano, sugerindo um limite de 800 mil soldados em tempos de paz, em contraste com a proposta inicial dos EUA de 600 mil. Além disso, a Europa busca iniciar as negociações sobre a cessão territorial a partir da linha de contato atual do conflito, evitando o reconhecimento de áreas como território russo, conforme sugerido pelos EUA.

Os Estados Unidos, após a reunião, descreveram as conversas como “construtivas” e afirmaram que continuarão a trabalhar em propostas conjuntas com a Ucrânia e a manter contato com parceiros europeus. As implicações dessa nova abordagem podem redefinir as estratégias de paz e reconstrução na região, enquanto a comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos das negociações.

Compartilhe esta notícia