Ad imageAd image

Eduardo Bolsonaro considera orgulho ser réu em ação no STF por obstrução

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) expressou em suas redes sociais que se sente orgulhoso por ter se tornado réu em uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF). A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado pela suposta obstrução de Justiça relacionada a uma trama golpista. A decisão ocorreu na última semana, destacando a seriedade das acusações contra o parlamentar.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar, apoiado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Carmem Lúcia, todos a favor da abertura da ação penal. Eduardo Bolsonaro afirmou que ser chamado de réu em um país onde a Suprema Corte solta criminosos é motivo de orgulho e criticou aqueles que celebram sua situação. A PGR alega que ele, junto a um blogueiro, articulou sanções contra ministros do STF a partir dos Estados Unidos para pressionar o tribunal em relação a processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com a abertura da ação penal, o STF poderá solicitar a extradição do deputado antes mesmo do julgamento do mérito, o que representa um novo desafio para sua atuação política. A extradição poderia ser requisitada não apenas para cumprimento de pena, mas também para a instrução do processo legal. Este desdobramento pode ter repercussões significativas na relação entre o deputado e o sistema judiciário brasileiro, além de afetar sua imagem pública.

Compartilhe esta notícia