A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17) que políticos da oposição e grupos violentos são responsáveis pelos confrontos ocorridos durante um protesto no último sábado. A manifestação, que reuniu milhares de pessoas na Cidade do México, resultou em mais de 100 feridos e 19 prisões, incluindo um menor de idade. Os protestos foram convocados por representantes da ‘Geração Z’ e foram motivados pela insatisfação com a política de segurança do governo.
Sheinbaum destacou que a maioria dos manifestantes não eram jovens da ‘Geração Z’, mas sim membros de movimentos de oposição que já haviam participado de protestos em administrações anteriores. Ela mencionou a presença de um ‘grupo muito violento’ que tentou derrubar barreiras de segurança em torno do Palácio Nacional. Além disso, a presidente denunciou uma suposta campanha internacional que busca distorcer a realidade do México, acusando contas estrangeiras de disseminar narrativas negativas sobre seu governo.
Apesar de manter altos índices de aprovação, acima de 70%, Sheinbaum enfrenta crescentes críticas, especialmente em relação à violência política no país. Recentemente, o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo, gerou protestos e acendeu alarmes sobre a segurança pública. A situação atual levanta preocupações sobre a estabilidade do governo e a resposta da administração a tais crises sociais.


