O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, declarou que a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia está prevista para ocorrer em breve. A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa em Belém, no dia 17 de novembro de 2025, e segue a confirmação do ministro das Relações Exteriores sobre a conclusão das negociações. O documento será assinado assim que um debate pendente no Conselho Europeu for finalizado.
Alckmin participou da coletiva durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e abordou outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil. Ele destacou o papel do país na transição energética e a importância de novas fontes renováveis de energia, projetando que o Brasil será um protagonista no setor de combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel).
O embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, do Ministério das Relações Exteriores, também comentou sobre a transição energética e as diretrizes estabelecidas pelo presidente Lula para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A expectativa é que a assinatura do acordo comercial traga novas oportunidades econômicas e fortaleça as relações entre o Brasil e a União Europeia, além de impactar a agenda ambiental do país.


