Os chanceleres do Brasil e do Paraguai anunciaram a retomada das negociações sobre o ‘Anexo C’ do Tratado de Itaipu, agendadas para a primeira quinzena de dezembro. O acordo foi estabelecido durante uma reunião, na qual o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, apresentou esclarecimentos solicitados pelo governo paraguaio sobre ações da Agência Brasileira de Inteligência entre junho de 2022 e março de 2023.
As negociações, que haviam sido suspensas devido a um incidente envolvendo a Abin, foram reiniciadas após um pré-acordo assinado em 2024, que previa a redução da tarifa de energia da usina para os consumidores brasileiros a partir de 2026. O ministro paraguaio, Ramírez Lezcano, confirmou o recebimento das informações e considerou o assunto concluído, facilitando a retomada das conversas.
O avanço nas negociações pode resultar em condições financeiras mais vantajosas para a comercialização de energia da usina hidrelétrica binacional, refletindo uma melhoria nas relações entre os dois países. A expectativa é que a conclusão dessas discussões traga benefícios econômicos significativos para ambos os lados, especialmente em um contexto de crescente interdependência energética na região.


