A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) assinaram, nesta segunda-feira, 17, um plano de trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) durante a COP30, em Belém. Esta iniciativa visa fortalecer o acesso de povos indígenas e comunidades tradicionais a políticas públicas de comercialização de alimentos na região.
De acordo com a Conab, a implementação de medidas como o uso do Número de Identificação Social (NIS) e a dispensa de registros formais para produção destinada ao consumo local têm gerado resultados significativos. Mais de 500 toneladas de alimentos foram produzidas por 107 famílias na Terra do Meio, com distribuição para 90 escolas situadas em nove Terras Indígenas e três Reservas Extrativistas, promovendo a cultura alimentar e a segurança nutricional na área.
Esse esforço coletivo reflete um compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. A continuidade do PAA poderá trazer ainda mais benefícios para a região, impactando positivamente a vida de muitas comunidades e garantindo a valorização de suas práticas alimentares tradicionais no contexto das políticas públicas.

