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Ferrovia de Mato Grosso avança e promete revolucionar logística agrícola

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

A Ferrovia de Mato Grosso, considerada a maior obra ferroviária do país, atinge 73% de conclusão com investimentos de R$ 5 bilhões e a participação de cerca de cinco mil trabalhadores. A construção, iniciada em 2022, deve estar concluída em meados de 2026, acelerando o escoamento da produção agrícola no estado e beneficiando a logística do agronegócio brasileiro.

Gerida pela Rumo, a ferrovia se estenderá por 743 quilômetros, conectando o interior do Mato Grosso a um megaterminal em Rondonópolis. Com a instalação de dormentes e trilhos avançando a uma média de um quilômetro por dia, a obra promete reduzir os custos de frete para os produtores, que atualmente enfrentam longas distâncias até os portos de exportação, como o Porto de Santos, em São Paulo.

O impacto esperado da FMT é significativo, pois pode reduzir em até 50% os custos de transporte em trajetos longos. Além disso, a ferrovia é vista como um passo crucial para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro e para atender à crescente demanda de produção, que deve alcançar 180 milhões de toneladas anuais até 2050. A movimentação do projeto continua a depender de decisões estratégicas sobre investimentos e parcerias para seu pleno desenvolvimento.

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