Ad imageAd image

Museu de Itu apresenta exposição sobre 100 anos da coleção de Prudente de Moraes

Bianca Almeida
Tempo: 2 min.

No último sábado, 15 de novembro de 2025, o Museu Republicano de Itu, localizado em São Paulo, abriu as portas para a exposição “A República em cena: 100 anos da Coleção Prudente de Moraes”. Com curadoria de Ana Cláudia Fernandes de Castro Scuderi e Francisco de Carvalho Dias de Andrade, a mostra reúne objetos, documentos e fotografias relacionados ao primeiro civil eleito presidente do Brasil, Prudente José de Moraes Barros, com doações feitas por sua filha em 1925.

A exposição é dividida em três núcleos, abordando desde a incorporação do acervo pessoal de Prudente de Moraes ao museu até os processos de curadoria que evidenciam sua figura pública e íntima. A curadora destaca o papel fundamental de sua filha, Júlia, na construção da memória republicana, além da influência de Afonso Taunay, diretor do Museu Paulista, na narrativa histórica. Fotografias históricas de 1925 ajudam a compreender as origens do museu.

Além de relembrar a trajetória relevante de Prudente de Moraes, a exposição convida o público a explorar os bastidores do Museu Republicano de Itu, um dos marcos da museologia no Brasil. Por meio de diferentes perspectivas – políticas, familiares e institucionais – a mostra ressalta como o patrimônio museológico é um campo de contínuas interpretações e reinterpretações do passado, enriquecendo a compreensão da história republicana.

Compartilhe esta notícia