No sábado, 15 de novembro de 2025, os Estados Unidos executaram um ataque contra uma embarcação no oceano Pacífico, acusada de participar do tráfico de drogas, resultando na morte de três pessoas. O Comando Sul dos EUA informou que a operação foi fundamentada em informações de inteligência sobre o contrabando de narcóticos. Este ataque é parte de uma série de ações militares, totalizando 21 investidas desde setembro, para combater o narcotráfico na região.
Segundo o Pentágono, a operação foi realizada em águas internacionais pela força-tarefa ‘Lança do Sul’, sob o comando do secretário de Guerra, Pete Hegseth. O governo dos EUA defende suas ações como legais e necessárias para interromper o fluxo de drogas para o país. Contudo, a legalidade dos ataques tem sido questionada por membros do Congresso e grupos de direitos humanos, que argumentam que podem infringir normas internacionais.
O secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que o Cartel de los Soles, supostamente ligado ao governo da Venezuela, será classificado como uma organização terrorista estrangeira. Essa designação torna crime fornecer qualquer tipo de apoio ao grupo nos EUA. As tensões entre os EUA e a Venezuela aumentam à medida que o governo norte-americano considera novas ações militares contra o regime de Nicolás Maduro, que nega as acusações de envolvimento com o tráfico.


