O Japão tem se tornado um foco de atenção para investidores, especialmente no setor de cuidados aos idosos, com o gestor Ivan Barboza, da Ártica Capital, destacando a relevância desse modelo. A Charm Care, uma operadora de residenciais, ampliou sua presença e se alinhou às novas diretrizes do governo japonês, aproveitando o envelhecimento populacional acelerado do país.
O envelhecimento demográfico no Japão, que é uma realidade que muitos países enfrentarão nos próximos anos, apresenta uma oportunidade única para o setor de cuidados. As mudanças no mercado local não se restringem apenas a um crescimento econômico, mas também refletem um modelo sustentável, apoiado por subsídios governamentais que garantem a viabilidade econômica das empresas de cuidados.
Com a previsão de que o setor continuará a se expandir nas próximas duas décadas, o Japão se revela um ambiente fértil para investidores que buscam estabilidade e previsibilidade em suas carteiras. O equilíbrio entre a demanda crescente e a baixa concorrência internacional torna o mercado japonês uma referência global em cuidados de longo prazo, segundo Barboza.


